TOKYO SEDIARÁ EVENTO DE ESPORTS EM 2019

País está se preparando para realizar um mega evento de dois dias voltado à modalidade.

TOKYO SEDIARÁ EVENTO DE ESPORTS EM 2019

Reprodução

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, anunciou no último domingo (06) que a cidade japonesa está se preparando para receber um evento de dois dias dedicado aos esports. O governo local tem previsão de alocar US$ 460 mil na realização deste evento, que seria realizado ainda no ano fiscal de 2019 (o ano fiscal no Japão começa a partir de abril). Local, data, arenas e outros detalhes ainda não foram divulgados. 

Games sempre foram muito famosos dentro da cultura japonesa. Porém, a indústria de esports enfrentou certas dificuldades no país, tendo apenas alguns nichos se destacando, como foi o caso dos jogos de luta. Em 2018, esse cenário começou a mudar, devido a fundação da Japan Esports Union (JeSU), uma organização que diminuiu a distância entre os desenvolvedores e publishers dos jogos competitivos e os representantes governamentais responsáveis pelas leis sobre competições e apostas no Japão.

A JeSU recentemente anunciou 11 subdivisões de sua organização, que serão responsáveis por operar as atividade da JeSU de maneira local, em parceria com diversas prefeituras. Eles irão ajudar a organizar torneios e instruir jogadores, com o objetivo de criar uma estrutura sólida que possa ser expandida futuramente. Ele já tem previsão de começar as atividades no fim desse mês.

“A popularidade dos esports cresceu muito do ano passado para cá e nós vamos contribuir para que alcance um novo patamar no próximo ano. Nós achamos que elevar o reconhecimento dos esports é uma solução para proporcionar a aproximação com o Comitê Olímpico Internacional ou com o Comitê Olímpico Japonês”, disse Hideki Okamura, presidente da JeSU.

Parte do intereses da aproximação com os comitês olímpicos tem como objetivo auxiliar no estreitamento da relação entre os esports e a próxima edição das Olimpíadas, que será realizada em Tóquio.

shinzo-abe-mario-bros-tokyo-olympics.jpg (2000×1125)

(Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, utilizando referência ao ícônico personagem dos games Super Mario para promover as Olimpíadas de Tóquio durante o encerramento dos jogos do Rio, em 2016. - FOTO: Getty Images)

 

Esse não é o primeiro exemplo de suporte governamental aos esports, especialmente na Asia. Recentemente, o governo da Malásia anunciou um plano de investir cerca de US$ 2,4 milhões em esports no orçamento de 2019.  Além disso, em 2019, os esports marcarão presença como modalidade oficial na trigésima edição dos SEA Games, evento multiesportivo realizado com o apoio do Comitê Olímpico internacional.