Escreva o que pretende procurar e pressione ENTER para iniciar a sua pesquisa!

eSports-logo-250x250
live-news-icon

Live News

Os esports são a melhor opção de entretenimento na quarentena de coronavírus; veja o porquê

Imagem de: Arte/eSports Brasil

POR QUE OS ESPORTS SÃO A MELHOR OPÇÃO DE ENTRETENIMENTO NA QUARENTENA?

Dos afetados pelo coronavírus, os esports são os que devem crescer ainda mais após a pandemia de Covid-19

A pandemia de coronavírus tomou conta do mundo e comprometeu diversos eventos e competições esportivas. Os esports foram afetados também, mas dentre o caos da Covid-19, o cenário competitivo de jogos eletrônicos além de ser uma opção de entretenimento na quarentena, é quem pode operar mais próximo do normal.

Um exemplo é o CBLoL, que decidiu seguir o exemplo de diversas competições de esports ao redor do mundo e retomou suas atividades de maneira 100% remota no final de semana da Páscoa. O Circuito do Desafiante, competição tier 2 do Lolzinho brasileiro, também voltou à ativa no dia 13 de abril.

Naturalmente, os presenciais dos campeonatos de esports são o grande barato da modalidade. Mas em tempos onde isso não é possível, as competições online mostram sua vantagem em relação aos esportes convencionais. Bem ou mal - com problemas técnicos mais frequentes - alguns esports podem seguir rolando.

Inclusive o cenário de livestream, dominado por games desde sua implantação, vem recebendo cada vez mais outras culturas. Vide todo buzz em cima de shows “live” de artistas sertanejos como Jorge e Mateus, Bruno e Marrone, Gustavo Lima, entre outros. A popularidade desses shows pela internet já se expandiu para outros gêneros musicais também.

Mas quem entrou de cabeça no cenário de stream foram os esportes. Diversas associações passaram a ver os games como forma de manter suas atividades e publicidade. O resultado são vários atletas se aventurando e se misturando com pro players no mundo dos videojogos. Mais do que uma opção de entretenimento na quarentena, os games e esports se tornaram uma fonte alternativa de captação de recursos.

F1, NASCAR, NBA E NFL SE JUNTAM AOS ESPORTS NA QUARENTENA

No dia 22 de março a Fórmula 1 teve seu GP do Bahrein disputado de forma virtual. E os GPs seguintes que não rolarem na vida real, também serão disputados assim. O primeiro vencedor foi Guanyu Zhou, piloto da Fórmula 2. A corrida também contou com ex-pilotos da F1, como Nico Hülkenberg, e celebridades, como o golfista Ian Poulter e o cantor Liam Payne. A exibição contou com 1,5 milhões de pessoas assistindo.

Quem seguiu uma linha ainda mais próxima da realidade foi a NASCAR. Usando a mesma plataforma de iRacing onde ocorre o competitivo virtual da categoria, a NASCAR iRacing Pro Invitational Series conta com um grid de 35 carros e vários deles são ocupados por pilotos atuais da NASCAR.

A primeira corrida no dia 22 de março foi transmitida pela Fox Sports nos EUA. Com 903 mil visualizações, foi o evento de esports mais assistido da história da TV norte-americana e teve o piloto Denny Hamlin como vencedor. Desde essa estreia, a NASCAR já realizou mais três etapas nesse formato (Timmy Hill e William Byron - duas vezes - venceram).

Aliás, a corrida de videogame rendeu uma demissão real na NASCAR. O piloto Kyle Larson foi demitido da equipe Chip Ganassi após usar a palavra “nigger” (insulto racial) durante uma das etapas da iRacing Pro Invitational Series.

A NFL, teve seus tradicionais torneios de Madden disputados. Mas destaque foi o The Checkdown, torneio disputado entre oito jogadores profissionais da National Football League. O safety do Los Angeles Chargers, Derwin James, atropelou o wide receiver do Kansas City Chiefs, Tyreek Hill, na final por 52 a 3 e foi o campeão.

Já a NBA tem sido a liga mais virtual e aquela com maior proximidade entre esporte e esports. Primeiro tivemos um torneio de NBA 2K entre grandes astros da liga de basquete profissional. Nomes como Kevin Durant e Donovan Mitchell, que testaram positivo para Covid-19, estiveram presentes. O ala-armador Devin Booker, do Phoenix Suns, foi o campeão batendo seu companheiro de time, o pivô Deandre Ayton, na final.

Como prêmio, a NBA doará 100 mil dólares em nome de Booker para duas organizações no Arizona (Direct Relief e Arizona Food Bank Network) para ajudar nos esforços contra o coronavírus. O torneio teve transmissão da ESPN nos EUA e da ESPN 2 aqui no Brasil.

No cenário competitivo de fato, a NBA 2K League segue adiada. Porém, anda longe de estar parada. A NBA 2KL realizou o Three For All, torneio de basquete 3x3 utilizando o modo MyPark do NBA 2K20. No Xbox One, o Blazer5 Gaming bateu o Celtics Crossover Gaming na final de representantes da 2K League. No PS4 a Huh Nation venceu o 76ers GC da 2KL. Ambos os vencedores levaram 25 mil dólares de prêmio.

Além do 3x3, rolou o Torneio de Primavera no tradicional 5x5. O Wizards District Gaming foi o campeão do torneio ao bater o atual campeão da NBA 2K League, o T-Wolves Gaming, por 2 jogos a 1. Na semifinal os Lobos varreram o 76ers GC na reedição da final de 2019, antes de cair para o Wizards na final.

O FIFINHA TAMBÉM SEGUE VIVO NA QUARENTENA

Quem demorou mais para se mexer foi o Fifa, mas finalmente ele saiu do lugar. Primeiro rolou a Stay and Play Cup. Ao total, 20 times participaram com um jogador de futebol representando seu clube em partidas onde o overall dos bonecos são todos 85.

O torneio teve duas participações brasileiras. Vinícius Júnior, do Real Madrid, e Bruno Guimarães, do Lyon. Vini Jr foi eliminado na primeira rodada por Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, ao levar 4 a 1 de virada. Já Bruno venceu João Félix, do Atlético de Madrid, por 6 a 2, mas foi eliminado na fase seguinte por Nabil Bahoui, do AIK, com placar 4 a 0.

O campeão foi Mohamed Daramy, do Copenhagen, que bateu Jesper Kärlstrom, do Djugardens, por 2 a 1 com direito a gol de ouro na partida de desempate. O torneio rendeu 1 milhão de dólares que serão doados para a ONG GlobalGiving na batalha contra o coronavírus. A ESPN 2 do Brasil também transmitiu a Stay and Play Cup.

Além da Stay and Play Cup, o Fifa terá mudança na eNations. O torneio das nações que era disputado presencialmente com um pro player de Xbox e outro de PS4 (a França é a atual campeã), teve seu formato alterado. Agora um pro player se unirá a um jogador de futebol para formar a dupla de competidores de forma remota. Henrique “Zezinho” Lempke (pro player do Benfica) e Éverton Ribeiro (meia do Flamengo) serão os representantes brasileiros.

GAMES DOMINAM O ENTRETENIMENTO NA QUARENTENA

Seja de forma competitiva ou casual, os games estão ganhando ainda mais espaço na televisão. Pode não ser o conteúdo que muitos vão gostar de ver (em relação ao público geral, e não ao público alvo), mas em tempos onde os concorrentes são quase sempre reprises, a aposta tem se mostrado válida.

No domingo, dia 5 de abri,l a ESPN 2 dos Estados Unidos transmitiu 12 horas de competições de esports. Do meio-dia até a meia-noite estiveram na tela norte-americana: Madden NFL 20 Classic, Madden 20 NFL Club Championship, Madden NFL 20 Challenge, F1 Esports Virtual Grand Prix, Rocket League World Championship Temporada 8, NBA 2K League Players Tournament e EXP Apex Legends Pro-Am.

Mesmo que não seja pelos motivos que imaginávamos há alguns meses, os esports estão ganhando ainda mais espaço e relevância no imaginário do público geral. Naturalmente que, para muitos, isto pode significar apenas mais uma opção de entretenimento na quarentena durante este momento. Porém, ao fim deste período singular que estamos vivendo, pode resultar em um aumento significativo do alcance dos esports.

ViníciusMathias

Vinícius Mathias

Espero que com essa maior popularização dos esports, o preconceito com videogame diminua bastante. E isso não depende da famosa discussão se esports são esportes ou não.

Notícias Relacionadas

NBA 2K League: Raptors Uprising GC quebra recorde de melhor início de temporada regular ao bater Heat e chegar a 11-0
eSports 11-0 INÉDITO!

Raptors Uprising quebra recorde de 2019 do Mavs; veja como foi o Dia 1 da Semana 8 da NBA 2K League

NBA 2K League: Magic Gaming surpreende e bate Warriors Gaming Squad
eSports WGS EM CRISE?

Duo da Flórida recuperado, Celtics zerado e Jazz embalado; veja como foi o Dia 4 da Semana 7 da NBA 2K League

NBA 2K League: em duelos emocionantes decididos por um ponto, Mavs Gaming vence Warriors Gaming Squad
eSports FINAIS EMOCIONANTES

Mavs passa pelo Warriors Gaming Squad no melhor duelo da temporada; veja como foi o Dia 3 da Semana 7 da 2KL

Instagram

última imagem publicada no instagram por eSportsBR