Escreva o que pretende procurar e pressione ENTER para iniciar a sua pesquisa!

eSports-logo-250x250
live-news-icon

Live News

Lux Stemmaguarda em Warriors

Imagem de: Reprodução

LoL

LOL: O QUE ACONTECEU EM DEMACIA ANTES DE “WARRIORS”

Teve muita história antes do grande embate de Sylas contra o exército de Demacia

A cinemática da Riot Games, Warriors, que conta pedaços de 3 histórias diferentes - De Demacia, de Piltover/Zaun e no deserto de Shurima - foi uma importante deixa para gente entender a pós-lore de Sylas e Lux. E é neste texto que vamos esmiuçar mais essas informações e entender os impactos desses personagens em Demacia antes desse incrível combate.

Sylas é um campeão que veio sacudir toda a temível e rígida Demacia, tentando criar uma revolução mágica no reino. Sendo um radical e crítico ferrenho às políticas de Demacia contra magos, Sylas encontrou uma oportunidade de questionar e lutar pela liberdade de si mesmo e de outros demacianos torturados.

Mas é no quadrinho de Lux que entendemos mais como são as leis de Demacia, como a própria Luxanna cresceu em sua família prepotente e ao mesmo tempo extremamente protetora. Assim como sabemos mais sobre os ideais de Sylas e os erros que Demacia tomou em nome da “proteção à magia”. 

O quadrinho da campeã foi lançado no Brasil pela Panini Comics, com capa mole e capa dura. Pode ser encontrado nas principais livrarias e lojas especializadas do Brasil. Além da própria história, o quadrinho conta com informações extras sobre Demacia e um conto de Xin Zhao, o senescal do Rei de Demacia, Jarvan III e IV

A história de Demacia

Demacia foi um reino construído após as Guerras Rúnicas, uma das piores - senão a pior - guerras mágicas que o mundo sofreu. Acredita-se que foi a mãe de Morgana e Kayle que pôs fim à guerra, e teve suas filhas criadas pelos primeiros assentamentos de Demacia. Na época, o assentamento era conhecido por proteger os mais fracos da magia. 

Todo o local que Demacia foi concedida é rodeada por petricita, uma pedra que absorve magia e enfraquece bastante o uso dela. Sendo assim, foi um local de grande segurança durante as Guerras Rúnicas, que aconteceu há mil anos, segundo o próprio quadrinho da Lux

A partir de sua fundação, Demacia manteve leis rígidas contra a magia e contra magos, sendo um local isolacionista e conformista com a realidade destruidora e caótica da magia. Conhecida como cidade da luz, Demacia faz fronteira com Freljord e tem uma rivalidade histórica com Noxus, apesar de ter um deserto gigante e quase inabitado que corta as duas regiões.

Como a política funciona

Apesar de uma monarquia, o Rei Jarvan trabalha em prol de leis que são realizadas conjuntamente, porém, pelos aristocratas do reino. É aí que entra principalmente a família Stemmaguarda, na qual Lux nasceu e foi criada. A família está nas defesas do Rei por gerações e sua tia, Thiana Stemmaguarda, é a grande capitã dos Caçadores de Magos

Portanto, quando Luxanna descobriu seus poderes, ainda quando era uma adolescente, sabia que não podia ser descoberta por ninguém. As leis de Demacia são estritamente claras e rígidas contra os magos. Qualquer ser humano com magia é preso e sentenciado pelo setor de justiça do reino. Normalmente ele são mortos, presos perpetuamente ou exilados. 

Na lore da campeã vemos que Lux nunca concordou com essa política de cárcere e punição, e vê como um grande erro de sua região. Com sonhos maiores de ajudar a população - por isso mesmo entrou para o grupo de Iluminadores do reino - e viajar conhecendo Runeterra, Lux tem uma grande frustração por ser impotente nessa realidade.

Essa impotência não é apenas um fato de Lux, individualmente. Garen, apesar de extremamente fiel ao exército de Demacia, sabe que há exageros e autoritarismo vindo dos Caçadores de Magos. O antigo rei, Jarvan III, teve um final de vida de arrependimentos por deixar o reino chegar a esse ponto com os magos. 

A difícil relação de Demacia com mudanças é histórico. O reino foi erguido através honra e obediência, desde os primórdios de Kayle e Morgana. Qualquer política que admita os erros históricos dos grupos influentes é visto como desonra. E honra é praticamente tudo que importa para os aristocráticos e quase toda população demaciana. 

Não à toa, essa “qualidade” é vista em outros campeões além de Jarvan IV e Garen. Fiora teve de matar seu próprio pai para manter a dignidade e mínima honra da família Laurent, apenas por querer ser dona de sua própria vida. Xin Zhao é o protetor do rei e coloca sua própria vida abaixo da linha Jarvan de comando. Após a morte de Jarvan III, Xin Zhao se sentiu culpado e desgraçado em nome de Demacia

O quadrinho de Lux

O quadrinho da Riot Games, seguindo a linha como fizeram com a Ashe, nos dá um bom panorama de como a campeã lida com o ambiente que vive e como Demacia respira suas próprias decisões e políticas. 

E aqui eles usaram de um conceito muito curioso e interessante do estudo da cultura: a transmídia. Lá nos idos de Matrix, o fandom engajado e muito interessado pelo universo dos filmes, teve a chance de saber mais coisas canônicas através de outras mídias, como jogos e quadrinhos. Esse conceito ficou conhecido como transmídia: unir várias mídias culturais diferentes em uma única linha canônica.

As lores de Sylas, Garen e Lux, principalmente, também são contadas através da transmídia. Essa história específica de Demacia é dividida em quatro mídias até então:

  • Os jogos propriamente ditos
  • Contos
  • Cinematics e vídeos de apresentação de personagens
  • Quadrinho

Os medos e impasses de Lux

No início do quadrinho temos Lux chegando a sua maioridade agora, completando 18 anos. Para sair do sufocante ambiente da família Stemmaguarda, Lux conhece o grupo de Iluminadores, conhecidos por ajudar os necessitados e pobres do reino. É nos seus 17 para 18 anos que Luxanna conhece mais as ruas de Demacia e como é a rigidez das leis contra magia. 

Como ela segue em missões ajudando a população mais vulnerável, Garen, seu irmão, a guia vez ou outra pela cidade. É nessas andanças que Lux retruca Garen sobre a truculência dos caçadores de magos. “Um reino tão seguro como a capital de Demacia acaba vivendo medo e apreensão pelos próprios métodos primitivos e violentos”, indaga a maga da luz.

Garen ainda acredita que a lei é uma forma de proteger a todos e que se não fosse essa rigidez, Demacia nem existiria pois as Guerras Rúnicas já tinham destruído tudo. No entanto, o modus operandi dos caçadores é brutal. Os magos ficam presos na cadeia da sede dos caçadores. Lá eles passam fome e os considerados “perigosos” ficam níveis abaixo da superfície, num subsolo quase sem luz. Lá eles tomam o Elixir de Petricita para terem seus poderes diminuídos. 

Image result for garen splash art league of legends

Lux, com aval de sua insígnia da família Stemmaguarda e com o aval para sair em missão com os Iluminadores, Lux passa a conhecer as prisões e é lá que ela dá de cara com Sylas. É importante notar que a campeã da luz ainda está formando todo seu caráter e escolhendo que rumo tomar nesse impasse entre ela e sua magia, e Demacia

Portanto, Luxanna é ingênua ainda em certos pontos. Ela sabe que os prisioneiros tiveram um trágico fim por conta das leis de Demacia, mas não passa na cabeça dela que qualquer um deles é radical que quer a destruição total do reino. A Lux procura uma saída para mudar as leis e os métodos demacianos, e achava que todos ali na prisão estariam ao lado dela. Esse acabou sendo seu maior erro. 

Ela encontra Sylas e vê ali uma forma de controlar sua própria magia, que começou a sair de seu controle nos últimos tempos. Ela encontra grandes dificuldades de se esconder, mas Sylas, mesmo com a petricita, é um verdadeiro detector de magos. Antes de se tornar um prisioneiro, ele era o “olheiro” dos caçadores e indicava quem tinha magia ou não em Demacia

Sylas e a hipocrisia de Demacia

A biografia de Sylas trouxe uma página totalmente nova para o povo demaciano. O reino que até então era impecável, com o melhor exército e a melhor segurança de Runeterra, começaria a ruir de dentro para fora, justamente por suas políticas cruéis e violentas contra magos. 

Sylas ainda quando criança despertou sua magia, ainda que fraca, e trouxe temeridade a toda sua família. De classe simples e sem muitas possibilidades de se proteger, seus pais o convenceram a se entregar para o governo. E assim foi feito. Os caçadores viram a grande utilidade que Sylas teria, pois ele tinha uma sensibilidade grande para detectar magia. 

Image result for sylas splash art league of legends

Delatando os magos demacianos, Sylas podia ter sua liberdade relativa, ainda que tivesse que seguir rigidamente as leis de Demacia e não fugir de modo algum. Percebemos aqui a hipocrisia de Demacia, que se diz calcada por não magos e construída através de humanos comuns que faziam uso da petricita para o bem do povo. 

Porém, Sylas constatou que Demacia sempre teve magos na sua história. Eles apenas escondiam, mas o número de magos que ele encontrou durante os anos deixaria qualquer um boquiaberto: Demacia era um verdadeiro reino com magos. 

Quando se negou a delatar e prender uma maga ainda criança, Sylas descobriu seu outro dom mágico: o de absorção de outros poderes. Inconscientemente ele absorveu o poder da criança, e não conseguiu controlá-lo, causando uma explosão que culminou na morte dos caçadores e da criança. 

A partir daí Sylas se tornou um procurado por ter cometido uma chacina, e seu nome rodou todos os lugares do reino. Ele acabou sendo condenado à prisão perpétua. Porém a raiva que ele manteve de toda essa hipocrisia se manteve em anos de cárcere - longos 15 anos. Nos anos como ajudante dos caçadores, Sylas também percebeu que magos da elite ou mais poderosos saíam ilesos e não eram punidos de maneira alguma, trazendo um problema ainda maior: o preconceito de classes. 

Esse asco e ódio de Sylas não foi percebido pela Lux de imediato, na verdade o prisioneiro sempre foi astuto e calmo, meticuloso. Aproveitando-se de uma garota querendo entender seus poderes e da ingenuidade de uma aristocrata que sabe pouco sobre a história obscura de Demacia, Sylas a usou para sair da prisão. 

Mesmo quando a família Stemmaguarda descobriu as mentiras de Lux e seus encontros com o criminoso, Lux o protegeu da execução. As intenções boas de Lux não sensibilizaram Sylas, que roubou seu poder e conseguiu escapar da praça da execução. 

A morte de Jarvan III no meio do caos de Sylas

Uma parte muito importante do quadrinho da Lux é mostrar com mais detalhes a morte do rei Jarvan III e a sucessão de Jarvan IV, que temos hoje jogável no LoL. Apesar de toda confusão que Sylas causou após sua fuga, o objetivo central era matar o Rei. Ainda na praça de execução, Garen tentou acabar com Sylas ali, afinal, ele era um dos comandantes do exército real de Demacia e seu dever era proteger Lux e seu povo. 

Sylas absorve a magia contida em Garen - que ele nem faz ideia ter até então - e o ataca. Garen tomou um golpe em cheio no peito e desmaiou, e isso que causou a euforia na população e permitiu a fuga de Sylas para articular o plano para matar o Jarvan III. O objetivo de Sylas era acabar com a monarquia e com a elite e deixar que os magos comandassem Demacia

Image result for Jarvan IV splash art league of legends

Acontece que ao chegar com seu grupo de magos para matar o Rei, Jarvan III já estava morto. Ninguém sabe o que aconteceu, mas o que se sabe é que não foi Sylas, apesar de toda a cúpula de Demacia o culpá-lo. 

No conto de Xin Zhao ao final do quadrinho ficamos sabendo que o antigo rei queria enviar uma lei monárquica alterando os poderes dos caçadores de magos, para que essa condição miserável dos magos não fosse mais algo comum em Demacia. Xin Zhao daria a carta para o marido de Thiana Stemmaguarda, tios de Lux e Garen e chefes dos caçadores de magos. 

A carta nunca chegou ao seu destinatário e Jarvan III morreu. Com a culpa recaída nas costas dos magos, Jarvan IV ignorou o pedido de revogação da lei anti-magos e aparentemente terá uma política ainda mais dura com essa parcela do povo. Mas fica o questionamento que os tios de Garen e Lux foram os que se saíram mais beneficiados nessa história toda. 

É também no conto de Xin Zhao que sabemos de outras empreitadas de Demacia, lutando principalmente com tribos de Freljord, nas fronteiras. Sylas, ao fugir de Demacia, também se exila lá para encontrar um exército forte o bastante para atacar Demacia mais uma vez. E é o que vemos em Warriors: Sylas consegue um exército freljordano, junto com os magos que conseguiram fugir com ele, e ataca o posto de comando da fronteira entre os dois reinos.

As consequências em Demacia

Apesar de toda a situação turbulenta que Demacia viveu com a soltura de Sylas e seu relacionamento com Lux - para piorar essa questão, Lux pareceu gostar de Sylas romanticamente após conhecê-lo na prisão, no entanto nunca foi recíproco - os Stemmaguardas continuam a dominar o exército e a política de Demacia. 

Demacia ainda mantém sua política austera de fidelidade com as leis e a honra de sua população não-maga. Jarvan IV chegou a citar anteriormente, quando teve de lutar contra Sylas, que chegou a se apaixonar por alguém que era similar ao seu inimigo. Essa é a única e breve alusão à Shivanna, que salvou Jarvan em uma de suas missões fora de Demacia, e assim o príncipe a manteve segura dos ataques demacianos.

No entanto não se sabe como é que Shivanna entra na lore de Demacia pós-fuga de Sylas e a cinematic de Warriors. Talvez aí vale a Rito Gomes adicionar alguns contos ou refazer a lore de Shivanna.

Image result for Shivanna  splash art league of legends

Fora isso, Garen tentou arranjar um noivado entre Jarvan e Lux, mas nada deu certo por conta de toda turbulência de Sylas e pela própria Lux se negar a ir no arranjo de famílias. E Jarvan, após a morte de seu pai, tem mais ódio de magos, logo, dificilmente veremos Lux e Jarvan IV sendo um casal. 

Ainda há esperança

Mesmo assim, Lux, com sua influência e seu poder, conseguiu retirar alguns magos da capital antes que os caçadores viessem com mais violência e truculência. Aqui o interessante está no relacionamento de Lux com Irma, uma maga que apareceu no início da história sendo pega pelos caçadores após fugir da prisão. 

Lux, sensibilizada com a maga exposta e ferida pelos próprios demacianos, voltou a ver a feiticeira na prisão, tomando o Elixir de Petricita. Ao fim, com a bagunça que Sylas causou, soltando muitos prisioneiros, Irma aparece protegendo seu pequeno grupo que não aceita ir com Sylas, por considerá-lo radical demais. 

É aí que Lux encontra esse grupo e os ajuda a fugir, encontrando um local seguro para eles dormirem e se protegerem nas florestas fora da capital. Além disso, é Irma é quem dá seu báculo para Lux, como um presente pela contribuição e sensibilidade. Ainda que Lux tenha que esconder esse báculo e sua magia, ela sabe que agora ela pode usufruir de sua magia utilizando objetos. Na fuga de Irma e seu grupo, Garen entende sua irmã e a apoia, sendo uma faísca na mudança de Demacia para o futuro.

Para lembrar, temos Lux utilizando um báculo de Freljord na cinematic de Warriors. Ela chama Galio através dele e também ameaça ultar no exército de Sylas para acabar com a luta de vez.  

Image result for Galio splash art league of legends

Também fica aberto como é que os demacianos vão lidar sabendo que Luxanna é uma maga, já que aparentemente ela utilizou sua magia para todos verem pela primeira vez em Warriors. Agora, mais que nunca Demacia terá que encarar seu passado e mudar de vez, ou perderão Lux e Garen pra sempre. 

Esse texto aqui é apenas um resumo para dar um norte aos fãs que não têm esse acesso ao quadrinho da Lux (apesar dele estar disponível em inglês no site de League of Legends). Ainda assim vale a pena a leitura (até porque não contei algumas coisas que também são importantes, mas que valem a pena serem lidas) e a observação de todo o ambiente, a arquitetura e a atitude dos personagens, diz muito sobre como Demacia lida com seus demônios.

PalomaBarreto

Paloma Barreto

Olha, eu quero muito que a Riot agora fale mais de Shivanna depois de todo esse rolo aí com o Sylas. Também senti falta da Quinn.

Notícias Relacionadas

NBA 2K League: Raptors Uprising GC quebra recorde de melhor início de temporada regular ao bater Heat e chegar a 11-0
LoL 11-0 INÉDITO!

Raptors Uprising quebra recorde de 2019 do Mavs; veja como foi o Dia 1 da Semana 8 da NBA 2K League

NBA 2K League: Magic Gaming surpreende e bate Warriors Gaming Squad
LoL WGS EM CRISE?

Duo da Flórida recuperado, Celtics zerado e Jazz embalado; veja como foi o Dia 4 da Semana 7 da NBA 2K League

NBA 2K League: em duelos emocionantes decididos por um ponto, Mavs Gaming vence Warriors Gaming Squad
LoL FINAIS EMOCIONANTES

Mavs passa pelo Warriors Gaming Squad no melhor duelo da temporada; veja como foi o Dia 3 da Semana 7 da 2KL

Instagram

última imagem publicada no instagram por eSportsBR