Em busca de um equilíbrio entre a saúde e a carreira profissional, as duas organizações se juntaram para ajudar os jogadores!
Através de um mini documentário lançado no canal oficial de League of Legends no YouTube, a Riot Games junto com a Nike fizeram uma parceria para analisar a saúde física dos jogadores da LPL (League of Legends Pro League). O vídeo foi lançado nesta quarta (11), e explica a importância dos pro players fazerem treinamentos físicos em sua carreira.
Os mais de 14 minutos mostram um pouco do cotidiano de pro players dos principais times chineses da LPL, e como os movimentos repetitivos do esport podem afetar a saúde deles em pouco tempo. A Nike fechou essa parceria ainda em fevereiro de 2019, mas ainda não se sabia qual seria seu papel nos esports.
Enfim o documentário apresenta o estudo da Nike para os times da LPL. Entre os times estão a Invictus Gaming, Royal Never Give Up, LGD Gaming, Top Esports e Edward Gaming. De forma resumida, a Nike queria entender o funcionamento do esporte eletrônico e como ele afetava os corpos dos jogadores.
A partir de diferentes análises do dia a dia dos jogadores, suas deficiências e os problemas que podem enfrentar no futuro, a Nike resolveu criar uma série de atividades para manter a saúde física dos jogadores em um nível aceitável.
O CO-CEO da TJ Sports, Bobby Jin, explicou no documentário que desde fevereiro os chineses achavam que a Nike poderia ajudar na área de calçados, pois um par de tênis da Nike era o sonho de todo adolescente em sua época de colégio.
Porém, Eric Wei, representante da Nike na China na área de marketing explicou que a primeira abordagem da empresa, mesmo para esportes tradicionais, sempre foi conversar e ver o que o cenário precisa, o que os jogadores acham. E dessa forma eles também fizeram com o esports.
Saúde nos esports também importa!
A partir disso a Nike levou alguns pro players para os Estados Unidos e fez avaliações, analisando como os jogadores faziam os exercícios físicos mais básicos, postura, entre outras análises musculares e físicas.
Com esse compêndio de informações, os especialistas da Nike perceberam os problemas de saúde dos jogadores, que treinam cerca de 10 horas por dia em frente ao computador e não se exercitam, não se alimentam bem e podem ter problemas sérios em áreas importantes, que são utilizadas durante os campeonatos profissionais.
O problema maior que os próprios analistas dos times veem é a carreira extremamente breve dos jogadores. A média é que um pro player tenha uma carreira de pouco mais de 2 anos e meio. E em apenas nesse breve tempo é o bastante para afetar drasticamente na saúde física dos jogadores.
Em apenas 2 anos é possível ver reclamações constantes de dores nas costas dos jogadores, assim como em seus pulsos, ombros e braços. Portanto, ao fazer essas análises técnicas do estado físico atual dos pro players da LPL, a Nike entendeu que todos devem passar por atividades físicas e cuidarem da saúde.
O documentário mostra todas essas etapas e a mudança na rotina dos pro players chineses. É uma grande lição para os profissionais de todos os países, inclusive para o nosso cenário nacional. O documentário pode ser visto na íntegra no vídeo abaixo, com legendas em inglês: