A Riot, no dia 25 de novembro, lançou mais novidades sobre Aphelios, o novo atirador de League of Legends
Preparado para ser lançado no dia 11 de dezembro (mas ainda só saberemos mesmo se ele estará disponível a partir desse dia), Aphelios ganhou diversas postagens e mais um vídeo sobre seus poderes e características. Esse pacote de informações antes do lançamento é de costume da Riot Games, mas o campeão gerou diversas discussões por ter uma mecânica diferenciada.
Na sua biografia não ficava claro quantas armas o arsenal de Alune dava ao Aphelios, seu irmão gêmeo. E nas novas postagens ficamos sabendo que Aphelios jogará com 5 armas em qualquer partida. O que é um pouco insano levando em consideração as mecânicas de jogo do League of Legends, que possui 4 habilidades (Q, W, E e o R sendo a Ultimate).
Antes de Aphelios, tivemos campeões que têm uma mecânica diferenciada, vide Sylas, Jayce e Kayn. Mas Aphelios é ainda mais diferente de tudo que já foi lançado. Ao contrário do Q, W, E e R, Aphelios terá apenas o Q, W e R. 3 habilidades. E como entender isso tudo?
A jogabilidade de Aphelios
Assim como qualquer campeão novo, os jogadores terão que treinar, treinar e treinar de novo para entender todo o campeão. Mesmo que o campeão seja fácil de ser jogável, ainda há outras características a serem levadas em consideração, como runas, a passiva, e os melhores itens que caem bem no campeão.
Isso tudo não é diferente com Aphelios. A diferença é que os jogadores terão que jogar um pouco mais com ele para entender todas as mecânicas e detalhes das suas habilidades. Para ajudar, a Riot preparou um manual detalhado, explicando como aplicar as habilidades e quais são as 5 armas do Lunari.

1 - passiva. 2 - arma principal. 3 - habilidade da arma principal. 4 - arma secundaria. 5 - arma que será a próxima a aparecer. 6 - Ultimate
O grande diferencial, além da exclusão do E, é que algumas habilidades virão automáticas, como o Q no nível 2 e o R nos níveis em que se pode upar a Ultimate (6, 11 e 16). Como a própria Riot explicou, o “Q aplica ataques adicionais e efeitos com base na arma secundária. Os cinco Qs custam Mana, munição e têm seu próprio Tempo de Recarga (por exemplo, você pode usar o Q, trocar de arma, e usar outro Q logo em seguida).”
E o mais genial disso é que os pontos de habilidade ainda podem ser aplicados. Como o Q e o R são automáticos, não é preciso upá-los, mas os 18 pontos ao subir de nível ainda poderão ser usados em atributos, como:
- Dano de Ataque
- Velocidade de Ataque
- Penetração de Armadura adicional
Além do esquema diferente para upar habilidades, as 5 armas possuem características diferentes. Resumindo, as armas são:
- Calibrum (Rifle): usada para ataques a grandes distâncias. A habilidade extra funciona quando Aphelios atinge os inimigos, aplicando uma marcação neles. Com eles marcados, o jogador pode clicar com o botão direito no inimigo marcado, seja lá onde ele esteja no mapa. Ao fazer isso, Aphelios dá um dano básico da sua arma secundária.
- Severum (Pistola-Foice): Cura Aphelios na mesma proporção que causa o dano. O Q com essa arma ainda dá Velocidade de Movimento.
- Gravitum (Canhão): Os efeitos do Gravitum dão lentidão aos inimigos. O Q ainda enraiza os inimigos atingidos por Gravitum.
- Infernum (Lança-chamas): Dano em área, muito bom para o abate de tropas. O Q lança chamas, atacando os inimigos próximos. Ainda há dano adicional da arma secundária.
- Crescendum (Chakram): Uma arma muito parecida com a arma da Sivir. Porém, ele só pode atacar novamente quando a arma volta para ele. O Q cria uma torre para atacar os inimigos (parecido com a arma do Heimerdinger).
É bom lembrar que cada arma faz o R ser diferente, seguindo as características de cada arma.
Pode parecer um pouco difícil demais, mas na prática vai ser melhor para avaliar toda essa dificuldade. Aos amantes ainda de lores e planejamento de desenvolvimento de campeões, a Riot disponibilizou várias informações de como chegaram à criação do Aphelios e mais ideias sobre os Lunari
Rapaz, e eu não tô animada para testar o campeão?