Em dia de stomps e jogos rápidos, Griffin se destacou pela virada em cima da Cloud 9 e a FPX por mostrar um pouco de sua verdadeira força.
O 4º dia da fase de entrada do Mundial começou com Royal Never Give Up (RNG) vs Fnatic (FNC) às 10h da manhã, e quem esperava que a Fnatic iria acordar, ainda não foi dessa vez. O time da liga europeia conhecida por ser agressiva e estudar bem os adversários não conseguiu se sair bem novamente em seu grupo e perdeu para o time chinês.
A Fnatic está no Grupo C, que contou com duas partidas, e jogou mal assim como foi contra a SKT. Apesar de ainda ter chances de ir para os playoffs, algumas mudanças terão de ser efetuadas, principalmente na parte psicológica. O que eles fizeram regionalmente, chegando na final contra a G2 na LEC ainda não foi mostrado de fato nesse Mundial, o que prejudicou muito a equipe.
A RNG é uma das equipes favoritas para o título e daria trabalho de toda forma, mas nessa partida contra a FNC pareceu até fácil demais. Conseguiu dominar muito bem o mapa e as team fights e saiu com a vitória.

Time da Splyce antes da derrota. Créditos: Divulgação/Riot Games Flickr
Depois tivemos outro stomp no Grupo C. SKT contra Clutch Gaming pareceu jogar como se estivesse apenas treinando, de tão fácil que foi. O atropelo total do time coreano deixou a CG em maus lençóis, amargando a última posição do Grupo C. O segundo jogo do dia durou pouco mais de 25 minutos.
Porém, havia uma expectativa de que os outros jogos seriam melhores, afinal, seria Splyce vs J Team, FPX vs GAM, Cloud 9 vs Griffin e G2 vs HKA. Mas hoje não era o dia. Apesar de algumas melhoras, ainda o nível de jogo de todas as equipes deixou a desejar.
Jogos do Grupo A e B
Os jogos do Grupo B aconteceram primeiro do que os do Grupo A, com Splyce vs J Team e FunPlus Phoenix vs GAM. No primeiro jogo a Splyce simplesmente estava irreconhecível, fazendo chamadas estranhas e agindo de forma displicente. Por incrível que pareça, sofreu um stomp da J Team e não conseguiu impor nada no jogo.
Na outra partida tivemos um renascimento da FPX, que mostrou sua força e engoliu totalmente a GAM Esports. Se alguém estava esperando mais do campeão chinês, essa partida deu uma reavivada nessa sede por boas jogadas e controle de mapa. Mesmo jogando com uma equipe teoricamente mais fraca, a FPX ainda é um dos times mais perigosos deste Mundial e conseguiu enfim apresentar um bom ritmo de jogo.
Pois é, até então, tivemos praticamente jogos com a dominação de uma única equipe. E aí veio Cloud 9 contra a Griffin para mudar um pouco o ritmo do dia. O time norte-americano começou bem, pressionou e conseguiu o primeiro Barão, usou a Fiora nas mãos do Licorice para destruir torres T2 e T3. Mas aí de alguma forma tudo desandou. A Griffin conseguiu duas boas team fights, o que culminou na virada do jogo.
O time coreano manteve a cabeça fria para matar os principais articuladores e passou a impedir que a Fiora ficasse livre no mapa como antes. Isso fez a Cloud 9 recuar, e também cometer erros na hora dos combates. Perdendo a segunda grande team fight, a Griffin teve o segundo Barão a seu favor e chegou na base do time adversário. Aí foi questão de tempo para fechar o jogo com a vitória.
Agora a Cloud 9 amarga derrotas contra G2 e Griffin e vai ter que repensar muito bem sua estratégia para se manter ativa no Mundial e chegar aos playoffs.
Por fim tivemos a última partida do dia, entre G2 e Hong Kong Attitude. Esse foi um jogo muito esquisito, com a G2 sendo totalmente displicente em vários momentos do early game. Com isso a HKA abriu 8 x 4 em abates, segurando bem o jogo e os avanços da campeã europeia e do MSI.
Só que, assim como todos os outros jogos da HKA, o time taiwanês parecia não saber o que fazer com a vantagem em abates. Não conseguiu Arauto, não conseguiu pressionar na selva, não conseguiu vantagem em ouro. Absolutamente nada. A G2 apenas manteve o controle de todo o resto e quando ficaram mais fortes, dizimaram a HKA. E assim terminou o dia de hoje.
Teremos uma folga amanhã, que não terá jogos para todos os profissionais descansarem. O Mundial volta na quinta-feira, às 10h.
Hoje foi um dia difícil de ver os jogos de League of Legends, mas vamos que vamos que o Mundial não acabou!