De acordo com informações da ESPN Brasil, o Circuitão não será mais realizado pela BBL e sim pela Riot
O contrato entre a Riot Games e a BBL se encerrou agora em 2019 e não haverá mais renovação, segundo informações apuradas pela ESPN Brasil. Portanto, ano que vem a segunda divisão de League of Legends será organizado pela própria Riot Games, que decidiu centralizar as administrações dos principais torneios do MOBA no Brasil.
No fim de 2018, a BBL recebeu uma proposta para organizar o Circuitão, já que a empresa Promo Arena foi à falência. Porém, nada era permanente e o contrato ficou apenas por 1 ano. O indício é que a Riot Games já previa se responsabilizar pelo Circuito Desafiante de 2020 para frente.
A BBL, por sua vez, ainda é uma importante empresa que organiza uma série de torneios no universo dos eSports, como PUGB, CS:GO e ainda organiza a Superliga de League of Legends. Na mão da BBL, o Circuitão teve patrocínios da NET e Claro, aumentando a fama e inovando o cenário no Brasil. Em 2019,a empresa também foi responsável por organizar a 3ª divisão de LOL, o Circuito de Acesso, também apelidado de Circuitinho.
Motivações
De acordo com as informações da própria desenvolvedora, “o objetivo é promover uma maior integração do Circuitão com os demais conteúdos e canais da Riot”. A empresa anunciou uma série de mudanças no aniversário de 10 anos, e com a responsabilidade no Circuitão, muitas dessas integrações podem ajudar na divulgação e o crescimento do torneio para a comunidade.
A Riot ainda afirmou que outras mudanças deverão ser anunciadas em breve, como os casters responsáveis pelo Circuito Desafiante em 2020 - se serão novos ou os que já estão presentes hoje pela BBL - e outras novidades. Até então, a equipe formada pela BBL era: Dudu (analista), Thaiga Lula (analista), Gruntar (narrador), Colossimus (comentarista) e Camilota (repórter e apresentadora).
O Circuito Desafiante ainda é um importante torneio e é bom que a Riot o enxerga dessa forma! Vamo que vamo.