Na última terça (10) Gears 5, novo jogo da franquia Gears of War, foi lançado de maneira global para PC e Xbox One. O sexto jogo da série chega com um enorme hype, tanto por sua história envolvente de um mundo pós-apocaliptico como pela sua promessa de resgatar as raízes do multiplayer que fizeram tanto sucesso nos primórdios da jogatina online dos consoles. Apesar da novidade e de todo burburinho em torno do título, a pergunta que não quer calar é: Gears 5 terá folego para se tornar o próximo grande esports?
A tragetória da franquia Gears of War para os esports de maneira mais consolidade é quase que natural. Apesar de ser um clássico AAA da indústria de games, o primeiro título ta série, lançado no longínquo ano de 2006, trazia uma grande (e elogiadíssima) experiência multiplayer. Há época do lançamento do jogo também é um fator a se considerar: Gears of War foi lançado no momento em que a cultura de jogar online em consoles estava se estabelecendo de maneira global, grande parte disso graças a Xbox Live, serviço de online gaming do Xbox 360 - console onde o game era exclusivo.
Entretanto, com passar dos anos a multiplayer de Gears foi perdendo a força. Em uma decisão estratégica, a Microsoft e a Epic Games decidiram não lançar as sequências dois e três da franquia no PC, o que ajudou neste declinio. Em 2014 a Microsoft comprou os direitos da franquia da Epic mas desde então a série não conseguiu retomar o sucesso obtido com seu primeiro título.
GEARS 5 ESPORTS
Gears 5 promete chegar para recuperar o fôlego da experiência multiplayer do shooter em terceira pessoa, e os esports serão o caminho para isso. A The Coalition, estúdio da Microsoft e atual detentora dos direitos de desenvolvimento do game, está investindo pesado em deixar claro o posicionamento da empresa na questão de cenário competitivo do game. A empresa anunciou um circuito competitivo global, alterando drásticamente o sistema de competição que antes era restrito apenas a região norte-americana.
O chamado Gears Esports Season irá acontecer de maneira anual, possuindo diversos eventos e campeonatos integrantes, como a Pro League Gears 5, Majors internacionais, Campeonato Mundial principal e até mesmo ligas amadoras. O cenário competitivo de Gears 5 irá englobar América do Norte, América Central, Europa, Ásia e América do Sul.
A desenvolvedora também promete manter o jogo vivo por meio de atualizações e eventos gratuitos disponíveis para o jogo, que serão lançados a cada quatro meses. Os DLCs incluem a adição de mapas, personagens e missões sozonais que prometem manter a fanbase do jogo viva por mais tempo.
A temporada competitivo já começa no dia 22 de setembro e a The Coalition prometeu dar mais informações sobre a circuito na sexta-feira (13).
O QUE SABEMOS ATÉ O MOMENTO SOBRE O GEARS ESPORTS SEASON?
Ainda existem diversas informações e detalhes que não foram divulgados pela The Coalition. Além do fato de que a temporada competitiva abraçará quase todo o globo, sabemos que serão realizados três eventos Majors na primeira temporada. Os pontos e qualificações nestes Majors serão utilizados para classificar os times para o campeonato mundial.
Enquanto os Majors e mundial serão abertos as regiões citadas, a Online Pro League só estará disponível na América do Norte, América Central e Europa, na Season 1.
Antes mesmo de seu lançamento, Gears 5 já teve o seu primeiro campeonato. O Gears 5 Invitational foi realizado de maneira fechada, onde os times convidados disputaram por uma premiação total de US$ 200 mil.
ESPORTS NA MIRA DA MICROSOFT
O cuidado da Microsoft em criar um ambiente convidativo ao competitivo não é a primeira movimentação da gigante da tecnologia em ordem de promover e fixar suas raízes no esports. Recentemente a companhia contratou Tyler "Ninja" Blevins, um dos maiores (se não o maior) streamer do mundo para fazer as transmissões de maneira exclusiva na Mixer, plataforma de streaming da Microsoft.