FIFA 20 PROMETE MUDANÇAS QUE PODEM MELHORAR O COMPETITIVO

EA posta texto falando sobre nerfs em El Tornado, La Croqueta, chutes de costas e defesa automática; veja nossa opinião

FIFA 20 PROMETE MUDANÇAS QUE PODEM MELHORAR O COMPETITIVO

Reprodução/EA

O Fifa 20 ainda nem foi lançado, mas já começa a trazer um pouquinho da esperança de um cenário competitivo melhor. Um post escrito por Corey e pelo brasileiro Zaro, ambos funcionários da Electronic Arts, mostrou as prováveis mudanças que o jogo deve sofrer em relação ao Fifa 19.

Leia também: os motivos do cenário competitivo de Fifa ser um fracasso

Fifa 20 nerfando o El Tornado?

Um dos grandes problemas do Fifa 19 é o quanto bolas levantadas são overpowered. Cruzamentos com El Tornado, Bolasie Flick ou uma simples levantada antes de jogar a bola na área são extremamente efetivos. O resultado é uma bola quase imarcável. Alguns players em campeonatos da EA já colocaram até Gullit de lateral para evitar a cabeçada de um Cristiano Ronaldo jogando de ponta e atacando na segunda trave.

Segundo o texto no site na EA Sports, a precisão nesse tipo de bola levantada antes do cruzamento/finalização será bem diminuída. No caso de El Tornado e Bolasie Flick é esperado que um double nerf seja realizado, pois a velocidade e a precisão de voleios também serão reduzidas.

Timed shots mais difíceis (e menos recompensadores?!? WTF)

Aqui na humilde opinião deste que vos escreve, a EA Sports promete errar feio. Segundo a própria empresa, o timed shot é um skill gap entre quem joga bem e quem joga mal. Assim, com o recurso se tornando mais difícil de realizar, o normal seria deixá-lo melhor - para recompensar o jogador. Mas não...

Apesar de ser mais difícil, o timed shot será menos preciso do que no Fifa 19. Ou seja, ao invés de aumentar o skill gap dos jogadores, a EA decidiu diminuir. Uma atitude bem incoerente. É sabido que muitos jogadores casuais não gostaram do tal chute calibrado. Essa mudança parece um jeito para desencorajar o uso do timed shot, sem querer tirá-lo efetivamente do jogo. Como se levasse essa exclusão como um fracasso.

Outros chutes também serão nerfados

Chutes de costas e com a parte de fora do pé estão com os dias contados - ou pelo menos o abuso deles. Segundo a EA, apenas jogadores com a habilidade "Outside of the Foot" poderão dar os chutes bugados com a parte de fora do pé. Esperamos que isso evite que qualquer jogador seja um Quaresma dando trivelas por aí.

O chute de costas vai continuar. Porém, sua força será diminuída. O nerf será válido mesmo se usado com timed shot verde. Resta saber se isso será o suficiente para deixá-lo ruim ou apenas "menos" bugado. A mudança também vale para os passes de costas, ao passo que os passes mais simples serão melhorados na taxa de acerto.

Fim dos elásticos de Tekkz?

Quem acompanha os campeonatos de Fifa conhece os seguidos elásticos que Donovan "F2Tekkz" Hunt sai enfileirando. Esse combo quase infinito de skills não deve estar presente no Fifa 20.

O texto da EA diz que ao combar mais de duas fintas seguidas, os skill-moves dados na sequência terão uma queda bruta na taxa de sucesso. Será muito mais fácil do jogador perder o controle da bola. A regra também vale para El Tornado e semelhantes. Pode ser o fim do spam de La Croqueta também.

Defesa mais manual

A inteligência artificial, finalmente, deve ser reduzida no próximo Fifa. No texto da EA, é falado que as ações manuais de defesa serão mais recompensadas.

Os controles para trocas de jogadores na defesa serão mais ágeis e precisos. O bote manual também será melhorado para evitar que os players deixem a máquina dar o bote automático tão OP do Fifa 19.

Mais uma vez goleiros terão mudanças

Os goleiros parecem um ponto de eterno debate e crítica no Fifa. A polêmica deve continuar já que a feature de mudar o posicionamento do arqueiro será nerfada.

A movimentação será mais lenta e pesada. Será mais difícil ficar "dançando" de um lado para o outro com o goleiro - trazê-lo de volta de um canto não deve ser tão fácil como no 19.

Os confrontos 1x1 entre goleiro e atacante também serão modificados. A EA promete uma consistência maior em situações fáceis para o ataque na grande área - o que deve diminuir aquela sensação de que tudo entra num jogo, mas nada entra em outro. As reações "super humanas" (termo usado no texto) não estarão tão presentes, resultando assim em goleiros mais normais sem reflexos muito bizarros.

Fifa 20 será mais do mesmo?

Com essas mudanças programadas, a EA mostra que realmente ouviu algumas coisas que a comunidade fala. Agora resta saber se a produtora vai de fato fazer tais mudanças e se elas serão suficientes para melhorar no nível do cenário competitivo.

Não é algo que vai deixar o jogo nota 10, mas já pode deixar de ser tão estressante e frustrante. Jogar uma Weekend League com pouca defesa automática ou ver um camp sem spam de Tornado e La Croqueta pode ser um bom início.

Por outro lado, nada foi falado sobre o kickoff glitch. Um exploit que deu o título da eChampions League para Christopher "NYC_ Chris" Holly ao fazer três gols assim na saída de bola.

Você pode conferir o texto de Gabriel Zaro e Corey Andress no site da EA aqui (em inglês) e aqui (em português). O conteúdo também cita os patchs que foram adicionados durante o Fifa 19.