No dia 26 de agosto, em Jacksonville, ocorreu um campeonato de Madden NFL 19. Jogo simulador de Futebol Americano. Um dos jogadores, David Katz, teve um acesso de raiva após ser eliminado da disputa. No dia seguinte, ele entrou no local do evento e disparou contra outros competidores e espectadores presentes. Os atletas Elijah “Trueboy” Clayton, de 22 anos, e Taylor “Spotmeplzzz” Robertson, de 27, faleceram. Outras 11 vítimas ficaram feridas. David cometeu suicídio em seguida.
Um dos sobreviventes ao atentado, Jacob Mitich, está processando a empresa. Segundo levantamento do Hollywood Reporter, Mitich moveu uma ação tanto contra a EA quanto o local do evento, o The Landing. Ele acusa ambas de serem negligentes com a segurança e de fazerem um torneio em um lugar que, segundo ele, não era adequado para o campeonato.
Posts de usuários nas redes sociais e de pessoas presentes no local também questionaram o investimento dos organizadores na segurança do evento. Sobreviventes disseram que não havia qualquer tipo de revista às pessoas ou pré-seleção na plateia.
Depois disso, a desenvolvedora do game afirmou que vai doar um milhão de dólares às vítimas do tiroteio, incluindo as famílias de Taylor e Elijah. A EA optou por cancelar esta e outras competições de eSports, e está revendo os protocolos de segurança dos torneios.
A atitude da Eletronic Arts foi o mínimo que poderia ser feito. O apoio financeiro pode ajudar os afetados a superarem este momento difícil. Porém, é necessário melhorar a estrutura dos campeonatos.
Nós, da eSports Brasil, sentimos muito pelo ocorrido e só podemos esperar que esses acontecimentos jamais se repitam.