AS SURPRESAS E DECEPÇÕES DO PRIMEIRO MAJOR DE CS:GO DO ANO!

Relembre o que teve de melhor - e de pior - no IEM Katowice Major 2019.

AS SURPRESAS E DECEPÇÕES DO PRIMEIRO MAJOR DE CS:GO DO ANO!

ESL

O IEM Katowice Major 2019, o primeiro grande campeonato do ano, foi recheado de emoções, surpresas e decepções. Diversas equipes que entraram como favoritas acabaram tendo um mau desempenho, já os underdogs conseguiram surpreender em todas as etapas. Relembre alguns dos melhores momentos deste Major.

 

VENCEDORES

 

ENCE e-Sports

EZ4ENCE! Sem dúvidas o time que entrou na competição sendo a décima segunda melhor equipe do mundo, e saiu na quarta posição do ranking após alcançar as finais, foi a maior surpresa de todas. Apesar do ótimo resultado no campeonato os finlandeses não tiveram um caminho fácil. Eles primeiramente foram campeões do Minor Europeu e, já no Major, na Etapa dos Desafiantes, os europeus avançaram com três vitória e uma derrota, para a Renegades. Em seguida, na Etapa das Lendas a equipe enfrentou dificuldades, ao passar de estágio com três vitórias e duas derrotas, para Renegades e HellRaisers, em confrontos MD1. Por fim, a Etapa dos Campeões, onde a ENCE superou a Team Liquid e a Natus Vincere, perdendo apenas para a Astralis na grande final.

 

Astralis

OS TRICAMPEÕES! Mais uma vez os dinamarqueses da Astralis apresentaram um jogo incrivelmente superior ao de todos os adversários. Perdendo apenas um mapa durante toda a competição, eles confirmaram ser o melhor time da história do CSGO. Na Etapa das Lendas a Astralis venceu a compLexity e Cloud9, em confrontos MD1, e a Renegades, por 2 a 1 em confronto MD3. Na Etapa dos Campeões os dinamarqueses mais uma vez se mostraram imbatíveis e venceram a Ninjas In Pyjamas, MiBR e ENCE.

 

Renegades

Na continuidade a equipes que surpreenderam temos os australianos da Renegades. A equipe dos renegados foi bastante sólida e consistente durante toda sua campanha. Após ser campeão do Minor Asiático os australianos avançaram da Etapa dos Desafiantes com três vitórias e nenhuma derrota. Na Etapa das Lendas o time perdeu apenas para a melhor equipe do campeonato a Astralis, e venceu a ENCE, FaZe Clan e Vittality. Por fim, nos playoffs a boa fase foi quebrada, quando perderam para a MiBR por 2 a 0. Contudo a 5º - 8ª posição foi excelente para um time que subiu do Minor, as quartas de final do torneio principal.

 

MIBR

O orgulho de ser brasileiro! Cercada de dúvidas sobre a perfomance da nova formação, os brasileiros firmaram-se entre as cinco melhores equipes do mundo. Na Etapa das Lendas a equipe sofreu um upset ao perder na estreia para a Cloud9, mas em seguida se recuperaram e venceram a compLexity, G2 Esports e NIP para garantir vaga na fase seguinte. Nas quartas de final a MIBR freou a Renegades, mas infelizmente perdeu para a Astralis na semifinal. Entretanto o título Legends para um time com uma “formação recente” é uma ótima conquista.

 

PERDEDORES

 

Fnatic

A eliminação mais amarga do evento! Os suécos já tinham vaga garantida na Etapa dos Desafiantes, portanto, não precisaram passar pelo Minor. O time mais favoritado a avançar para a etapa seguinte com três vitórias amargou três derrotas. Na estreia eles perderam para a ViCi Gaming, em seguida para a Winstrike e, no terceiro confronto, uma leve recuperação contra a  Grayhound aconteceu, todavia isso não foi o suficiente, e perderam para a G2 Esports na última oportunidade de se manter no campeonato.

 

 NRG

Era candidata a estar nos playoffs! Uma das TOP10 melhores equipes do mundo sofreu um grande apagão na chance de se classificar. Depois do ´titulo da Minor das Americas os estadunidenses tiveram uma excelente atuação na Etapa dos Desafiantes ao passar com três vitórias e zero derrotas. Porém o time pecou no momento de brilhar, e foi eliminado com três derrotas na Etapa das Lendas.

 

Team Liquid

Os cavalos não passaram na prova de fogo! Apesar de muitas especulações sobre a Liquid chegar na final do campeonato o que aconteceu foi uma gigantesca decepção. Depois de ser vice-campeã do último Major e campeã do iBUYPOWER Masters 2019 em cima da Astralis o time estadunidense não jogou bem e foi eliminado da disputa. A Etapa das Lendas foi boa, com três vitórias, mas, nas quartas de final, o time foi incapaz de superar a ENCE, e acabou deixando o campeonato mais cedo do que o esperado.

 

Independentemente de algumas contradições o Major foi um bom exemplo do que podemos esperar das organizações para os próximos campeonatos. Todavia a grande dúvida ainda paira sobre os pensamentos dos torcedores: Como parar a Astralis?